O USRPT (ultra-short race-pace training) é uma recente metodologia de treinos de natação que pode ser entendida com um treino de repetições curtas em ritmo de prova (RP). Após o americano Michael Andrew ter assumido que treina desta forma, o USRPT tem atraído cada vez mais atletas e treinadores.
Definida incialmente pelo professor Brent Rushall (2011), a metodologia é caracterizada por fazer com que o atleta realize um alto volume de treino no ritmo de uma prova específica (RP) em que se deseja melhorar.
Geralmente o treinamento em USRPT varia entre 20 – 50 repetições, com distâncias definidas de 15-100 m ou esforços com durações de 5 – 70 s, com um intervalo de 15-25 s.
Segundo Rushall (2011), o USRPT possui três valências:
1) Técnica específica adotada na prova
2) Psicologia específica para a prova
3) Condicionamento específica da prova
O exemplo mais clássico de USRPT é a série de 20x50 m em RP(200) com 20 s de intervalo. Assim, a ideia é aumentar o número de repetições até que um platô de repetições seja alcançado, ou seja, o nadador falhou em aumentar o número de repetições durante 3 sessões de treino. Quando esse estágio é alcançado, um novo ciclo de treinamento deve ser iniciado com aumento do ritmo de nado (RUSHALL, 2014).
Assim, o treino de USRP é capaz de aplicar três importantes princípios de treinamento esportivo: individualidade, especificidade e sobrecarga.
O autor ainda defende que ao treinar dessa forma, não há necessidade de treinar força fora da água, treinar em velocidades inferiores à da prova competitiva e de realizar exercícios de educativos em baixa intensidade. Portanto, tudo deve ser ajustado nas diferentes combinações de USRPT.
Veja um exemplo de USRPT.
Referências:
RUSHALL, B. S. Step-By-Step Usrpt Planning and Decision-Making Examples of Usrpt Training Sessions, Microcycles , Macrocycles, and Technique Instruction Step-By-Step Usrpt Planning and Decision-Making. v. 91977, n. 47, 2011.
_. Swimming Energy Training in the
21st Century: THE JUSTIFICATION FOR RADICAL CHANGES (Second Edition).
Swimming Science Bulletin, n. 39, p. 55,
2014.
Por Prof. Dr. Felipe Domingos Lisboa | CREF 015846-G/SC
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